Colégios Invisíveis da Conscienciologia

Roberto Almeida

Definição. O Colégio Invisível é um grupo de pesquisadores trabalhando numa linha de conhecimento ou especialidade científica. É a organização grupal não institucionalizada de uma ciência. É a comunidade científica multidimensional, informal com vínculo consciencial pela idéia a ser pesquisada e implementada na prática pela coordenação da comunicação efetiva (eficiente e eficaz) e encontros assíduos entre seus membros.

Sinonímia. Clã Mentalsomático; Colégio ciberespacial; Comunidade científica informal; Comunidade científico-filosófica multidimensional; Corporação não-institucional de pesquisadores; Grupocarma intelectual; Grupo com vínculo mentalsomático; Grupo multidimensional, multinacional, multi-institucional, multi-étnico de pesquisadores empenhados; Organização científica não institucional; Nicho evolutivo científico; Rede de comunicação informal de pesquisadores; Teia multidimensional da Pesquisa.

Antonímia. Grupo esotérico; Grupo iniciático; Seita; Sociedade secreta; Sociedades científicas tradicionais; Associação formal de pesquisadores.

Etimologia. O termo "colégio invisível" (entenda-se: sem edifício nem paredes) é de Robert Boyle (1627-1691). Termo muito utilizado no século 17 e foi o predecessor informal da Royal Society.

Colégios Invisíveis da Conscienciologia. Reunião, através de vínculo consciencial pela idéia, de pesquisadores em torno das especialidades da Conscienciologia para realizar otimizações nas pesquisas conscienciológicas através de contatos assíduos (multidimensionais, virtuais e presenciais) visando a comunicação efetiva de suas investigações. Estes Colégios Invisíveis estão além de qualquer instituição e compostos por pesquisadores independentes e de várias instituições conscienciocêntricas.

Especialidade. O estudo dos Colégios Invisíveis está relacionado com a Conscienciocentrologia. Através do paradigma consciencial, as organizações sociais das consciências tendem a serem multidimensionais, universalistas e centradas na consciência. O funcionamento suprainstitucional e até melhor transinstituicional dos Colégios Invisíveis é uma evidência do processo conscienciocêntrico.

Exemplos de Colégios Invisíveis da Conscienciologia e alguns pesquisadores afins: Eis alguns Colégios Invisíveis prioritários entre os 70 possíveis:

  1. Colégio Invisível da Assistenciologia: participantes do GPC (Grupo de Pesquisa Consciencial) Tenepes e Tenepessistas.

  2. Colégio Invisível da Comunicologia: participantes do CINEO (Conselho Internacional de Neologística), alunos do curso de autores e pesquisadores voluntários da COMUNICONS.

  3. Colégio Invisível da Conscienciologia: conscienciologistas e pesquisadores do paradigma consciencial nas abordagens científicas da consciência.

  4. Colégio Invisível da Conscienciometria: pesquisadores do Grupon (Grupo de pesquisa de ponta) Conscienciograma, grupo do curso Autoconscienciometria e pesquisadores voluntários da CONSCIUS.

  5. Colégio Invisível da Consciencioterapia: pesquisadores voluntários da OIC e terapeutas afinizados com paradigma consciencial.

  6. Colégio Invisível da Conviviologia: pesquisadores do convívio evolutivo das consciências.

  7. Colégio Invisível da Cosmanálise: pesquisadores que utilizam o Cosmograma.

  8. Colégio Invisível da Cosmoconscienciologia: pesquisadores do fenômeno da cosmoconsciência.

  9. Colégio Invisível da Cosmoética: participantes do CIAJUC (Conselho Internacional de Assistência Jurídica da Conscienciologia).

  10. Colégio Invisível da Despertologia: participantes do ECP2 (curso Extenção em Conscienciologia e Projeciologia 2), pesquisadore do desassédio, Epicons de ECP2 (este é o colégio invisível dos epicons).

  11. Colégio Invisível da Dessomática: pesquisadores da dessoma ou morte sob o enfoque consciencial.

  12. Colégio Invisível da Duplologia: duplistas, duplólogos e pesquisadores da dupla evolutiva.

  13. Colégio Invisível da Enciclopediologia: voluntários das equipes do Holociclo, pesquisadores assistentes na produção da Enciclopédia da Conscienciologia e voluntários da Conscienciopédia digital.

  14. Colégio Invisível da Evoluciologia.

  15. Colégio Invisível da Experimentologia: auto-experimentadores laboratoriais.

  16. Colégio Invisível da Infocomunicologia: participantes da equipe da Enciclomática e do GRINFO (Grupo de Pesquisa da Infocomunicologia).

  17. Colégio Invisível da Invexologia: pesquiadores voluntários da ASSINVÉXIS, Grinvéxis (Grupo de pesquisa da Invéxis) e Pesquisadores Independentes Inversores.

  18. Colégio Invisível da Mentalsomática.

  19. Colégio Invisível da Parafenomenologia.

  20. Colégio Invisível da Parapedagogia: professores da Conscienciologia e pesquisadores voluntários da REAPRENDENTIA.

  21. Colégio Invisível da Parapercepciologia: participantes das Dinâmicas Assistenciais Parapsíquicas.

  22. Colégio Invisível da Pensenologia.

  23. Colégio Invisível da Proexologia: pesquisadores voluntários da APEX.

  24. Colégio Invisível da Recexologia: participantes do Grecex (Grupo de Pesquisa da Recexologia).

  25. Colégio Invisível da Macrossomática.

Campi. Para evitar as limitações burocráticas ou institucionalizadoras, os colégios invisíveis, usualmente, realizam a maior parte de seu trabalho em grupo, em locais físicos, permitindo a convergência de pesquisas e informações. Nesses encontros físicos, o local é otimizado para viabilizar as principais atividades dos pesquisadores como: debates científicos, consultas bibliográficas, experimentos laboratoriais, troca de informações, entre outras. Tais locais são Campi (plural de Campus) Conscienciológicos. O CEAEC (Centro de Altos estudos da Conscienciologia) devido seu materpensene de pesquisa tem como propósito ser um destes Campus Conscienciológicos otimizados para a Pesquisa Conscienciológica dos Colégios Invisíveis.

Eventos. As Instituições Conscienciocêntricas com campus fazem parceria com os Colégios Invisíveis como base para realização de eventos científicos de convergência sinérgica entre os pesquisadores das diversas especialidades, propiciando ambiente multidimensional e energético otimizado para a melhor interatividade possível.

Conscienciocentrologia. As instituições conscienciocêntricas organizam os seus pesquisadores voluntários em grupos de pesquisa em torno das especialidades da Conscienciologia e estes participam dos Colégios Invisíveis das respectivas especialidades. É o abertismo dos Colégios Invisíveis que permite a participação de pesquisadores independentes não voluntários de instituições conscienciocêntricas. É o universalismo dos Colégios Invisíveis que permitirá participação sinérgica de pesquisadores de diversas instituições conscienciocêntricas trabalhando junto sem rivalismo científico, pois a pesquisa conscienciológica é assistencial.

Coordenação. Os Colégios Invisíveis são coordenados por um pesquisador com autoridade moral na especialidade. Isso significa que tem realizado grande esforço na promoção e desenvolvimento e divulgação científica daquela especialidade, seja por estudos, pesquisas pessoais, cursos, publicação de artigos e livros. Tal coordenador precisa, necessariamente, ter contatos com pesquisadores de várias instituições conscienciocêntricas (politicologia evolutiva). O megatrafor do coordenador precisa ser a Comunicabilidade, pois a integridade do Colégio Invisível depende de uma comunicação efetiva e integradora entre seus membros. Além do coordenador cada Colégio Invisível poderá ter uma equipe de coordenação que subdivide as tarefas.

Infocomunicologia. A informática com suas possibilidades tecnológicas de comunicações e interações virtuais à distância, é o que viabilizou a existência concreta da inconcretude dos Colégios Invisíveis. Todo Colégio Invisível da Conscienciologia é um Colégio Ciberespacial (Cyberspace College), pois o dia-a-dia das pesquisas conscienciológicas são realizadas pelos pesquisadores em suas localidades físicas e regularmente ocorre a convergência virtual dos achados, seguido de debate virtual. O princípio "Pensar globalmente e agir localmente" será, cada vez mais, colocado em prática. O uso da internet e listas de discussões nos Colégios Invisíveis deve ser criterioso e parcimonioso, isso evitará as motivações fugazes somente pela novidade, tipo fogo de palha. A existência de relatórios científicos virtuais que alimentarão um banco de dados do Colégio Invisível é um tipo de uso criterioso da internet.

Projeciologia. A projeção consciente é a ferramenta mais sofisticada para viabilizar a comunicação interconsciencial. Os Colégios Invisíveis agruparão pesquisadores em torno das especialidades e isso permitirá a criação de focos, metas, objetivos e fins comuns que viabilizarão a realização de reuniões de convergência extrafísicas com maior lucidez. Através da projeção consciente, as pesquisas da especialidade serão realizadas multidimensionalmente, inclusive com participação de pesquisadores extrafísicos. Todo Colégio Invisível da Conscienciologia tem reuniões extrafísicas regulares sendo, portanto, um Colégio Multidimensional (Multidimensional College).

Conviviologia. Na condição intrafísica, a comunicação cara-a-cara, presencial, holossomática e parapsíquica é indispensável para catalizar os processos evolutivos. A proxêmica no convívio intrafísico é fundamental para as pesquisas conscienciológicas, assim os pesquisadores dos Colégios Invisíveis se organizam para encontros presenciais periódicos em um ou alguns locais físicos otimizados. As forças presenciais dos pesquisadores são importantes nos debates científicos da Conscienciologia. Todo Colégio Invisível da Conscienciologia tem reuniões intrafísicas regulares para promover o convívio ou coexistência direta entre os pesquisadores sendo, portanto, um Colégio Convivial (Coexistential College).

Experimentologia. Os experimentos pessoais nas pesquisas conscienciológicas das especialidades são importantes antes, durante e depois do processo comunicativo dos achados. Em Conscienciologia, podemos dizer que a pesquisa conscienciológica é sempre realizada no Labcon (laboratório consciencial) do próprio pesquisador, sendo, por isso, sempre uma pesquisa idiográfica. Os Colégios Invisíveis sincronizam os experimentos conscienciais dos pesquisadores através da realização simultânea de experimentos, técnicas e vivências. Essa amostragem dos participantes do Colégio Invisível permite conclusões indutivas provisórias, ou formulação de verdades relativas de ponta do grupo de pesquisadores naquele momento evolutivo. Os experimentos dos Colégios Invisíveis permitirão começarmos a pensar em nomotética dentro da Conscienciologia. Todo Colégio Invisível da Conscienciologia promove experimentos conscienciais para o grupo de pesquisadores o que caracteriza um Colégio Experimental (Experimental College).

Homo. A consciência que participa de colegiados porque prioriza as consquistas grupais é o Homo sapiens collegiatus. Toda atividade gerida de forma colegiada é mais democrática e evolutiva, apesar de ser mais trabalhosa.

Proexologia. O Colégio Invisível de uma Especialidade ao reunir vários pesquisadores com o compromisso de produzir, conjuntamente, gestações conscienciais torna-se uma maxiproéxis grupal. Os elementos mais importantes na realização da proéxis são as companhias evolutivas, os Colégios Invisíveis representam uma maior acessibilidade interconsciencial.

Consciencioterapia. A reunião de conscins e consciexes em torno de um objetivo comum nos Colégios Invisíveis gera confrontos, desencontros, conflitos, atritos, até certo ponto, inevitáveis. A reunião também é um reencontro grupocármico, os acertos evolutivos são fundamentais para que as consciências implementem suas proéxis policármicas. A autoconsciencioterapia e hetero-ajuda ocorrerão espontaneamente e precisarão de critérios de segurança para evitar a desagregação do grupo devido infiltrações de assediadores, tanto os da idéia quando os assediadores dos pesquisadores. Caberá a todos os participantes do Colégio Invisível a responsabilidade pela definição e manutenção critérios de segurança. Pedir hetero-ajuda especializada de consciencioterapeutas em algumas situações é uma prática profilática adequada dos Colégios Invisíveis.

Interdisciplinaridade. As pesquisas da Conscienciologia são interdisciplinares com o objetivo de gerar a melhor visão de conjunto rumo à Tudologia. Os Colégios Invisíveis das Especialidades promoverão a interdisciplinaridade pela participação de pesquisadores com formações em diversas disciplinas. Todo Colégio Invisível é um Colégio Interdisciplinar (Interdisciplinar College). Essa heterogeneidade favorecerá o debate científico, as renovações do conhecimento e o desenvolvimento de uma visão complexa da realidade consciencial como ela é. A transdisciplinaridade é o fruto da vivência interdisciplinar gerando, através de neologismos, uma base axiomática comum a várias disciplinas científicas, por exemplo o neologismo pensene é transdisciplinar pode ser utilizado em qualquer disciplina científica existente e que venha surgir.

Assistenciologia. As pesquisas de ponta sempre apontam para a assistencialidade como uma das principais chaves da evolução consciencial. A grupalidade sadia entre os pesquisadores, durante as pesquisas (geração de verdade relativas) é uma característica fundamental dos Colégios Invisíveis da Conscienciologia. A grupalidade sadia é sempre assistencial e cosmoética se está baseada nas relações interconscienciais altruísticas. Todo Colégio Invisível é um Colégio Assistencial (Assistential College). A geração de verdades relativas de ponta é uma das formas mais sofisticadas de assistencialidade, o supra-sumo da Tares.

Holocarmalogia. A situação calamitosa em que se encontram a grande maioria das consciências (energívoras e informívoras / carentes de energia e informação) neste planeta é, de alguma forma, co-responsabilidade de todos os que já se encontram mais lúcidos. O uso sectário e secreto das informações sem o esclarecimento geral causou e continua causando grandes atrasos evolutivos. Hoje é possível reunir pesquisadores de todas as épocas e realizar grandes empreitadas policármicas. A Conscienciologia através de seus Colégios Invisíveis produzirá e difundirá informações (verdades relativas de ponta) necessárias ao processo de retomada evolutiva pela reeducação consciencial, melhorando o saldo holocármico de todos. Todo Colégio Invisível priorizará gestações conscienciais mentalsomáticas na forma de publicações técnico-científicas. As publicações dos participantes de um Colégio Invisível poderão ser revisadas pelos seus pares (peer review) antes de publicá-las. Todo Colégio Invisível é um Colégio Editorial (Editorial College).

Pensenologia. Todas as atividades dos Colégios Invisíveis são, fundamentalmente, um processo de reurbanização pensênica do planeta. Cada Especialidade da Conscienciologia possui um materpensene que é o mesmo do Colégio Invisível. A existência do Colégio Invisível se justifica pelo processo de nivelar por cima a pensenidade dos pesquisadores aumentando as possibilidades da heurística, serendiptia, sincronicidade e interatividade das pesquisas. O holopensene do Colégio Invisível permitirá a captação de idéias originais em grupo, cada um captando um pedaço. O objetivo dos Colégios Invisíveis é ser esteio de sustentação do holopensene renovador, por isso todo processo emotivo, psicossomático e umbilicochacrfal de festa deve ser sempre minimizado. Reunir pesquisadores para fazer festa de confraternização e comemoração não é o materpensene dos Colégios Invisíveis. A reunião de pesquisadores é científica, sem esquecer o trinômio motivação-trabalho-lazer. Todo Colégio Invisível é prioritariamente um Colégio Científico (Scientific College).

Evoluciologia. A presença de hierarquia é inevitável na evolução. As organizações intrafísicas sempre instauram um poder temporal que tende a ser anticosmoético e estagnador. A organização informal dos Colégios Invisíveis evita a existência das cátedras e outros postos de poder na ciência. O que vale mais e orienta as pesquisas é a argumentação factual do cientista ou argumentocracia. A evolução das verdades relativas de ponta também será profilaxia da soberba e "posse da verdade". Os debates são fundamentais para a evolução da ciência, sem debate há submissão e estagnação. Há muito que aprender sobre debate de idéias sem embate e combate de egos. Todo Colégio Invisível é um Colégio Argumentativo (Argumentative College).

Holomaturologia. A maturidade integrada é sempre um desafio muito maior que uma simples intelectualidade prodigiosa. Na ciência convencional existem inúmeros exemplos de cientistas verdadeiros gênios, que possuem as mais variadas patologias desde patologias somáticas, tabagismo, esquizofrenia, participação de projetos militares entre outras. Os Colégios Invisíveis das Conscienciologia promovem a maturidade integrada dos pesquisadores ao estimular o auto-enfrentamento, posturas maduras na interação, responsabilidades perante o grupo e a projetabilidade e consciencialidade nas pesquisas. A maturidade extrafísica nas abordagens da pesquisa conscienciológica será um dos maiores ganhos dos pesquisadores nos Colégios Invisíveis.

Mentalsomática. O uso do mentalsoma e seus atributos em alto nível é ainda muito raro nesta dimensão intrafísica. Pesquisar com profundidade e exaustividade é uma técnica de expansão mentalsomática. O hábito saudável de pesquisar diariamente é um ganho dos pesquisadores comprometidos com os Colégios Invisíveis. O autogerenciamento mentalsomático para levar tudo de eito é o maior desafio dos conscienciólogos. Geralmente um Conscienciólogo possui diariamente o seu trabalho de sustentação, o voluntariado em instituição conscienciocêntrica, as demandas domésticas, as cargas horárias de atendimento fisiológico (sono, alimentação, exercício, sexo), a conviologia dialógica (dupla evolutiva, amizades, familiares, profissional) e a interatividade multidimensional (Parapsiquismo, Tenepes, Técnicas). Após tudo isso atendido, quando possível, sobra tempo para o uso investigativo do mentalsoma nas pesquisas e experimentos pessoais. A demanda de tempo para tais atividades e os conflitos de priorização são estressantes e impedem o estado de relax e bom humor que são os pré-requisitos para o uso efetivo do mentalsoma. Uma solução utilizada para a autopesquisa é o LABCON (laboratório consciencial) onde adota-se a postura de pesquisador durante todas essas atividades cotidianas ou reflexão-na-ação (metapensenidade). No entanto, a pesquisa conscienciológica vai além da abordagem LABCON, pois exige leituras, cosmograma, pesquisas na internet, escrever, digitar, momentos de reflexão, etc. As pesquisas coordenadas pelos Colégios Invisíveis formam uma teia multidimensional que interliga os mentaissomas e além disso estimula a auto-organização mentalsomática através de troca de experiências e técnicas (benchmarking consciencial) entre os pesquisadores. Todo Colégio Invisível visa a organização da pesquisa conscienciológica e auto-organização dos pesquisadores sendo portanto um Colégio Organizacional (Organizational College).

Extrafisicologia. A pesquisa intrafísica é sempre limitada pela falta da visão de conjunto multidimensional e mesmo pesquisando temas da Conscienciologia é possível uma abordagem estreita. A qualidade dos cursos intermissivos está constantemente evoluindo e a pesquisa dos Colégios Invisíveis envolve também as consciexes pesquisadoras o que favorece uma maior atualização. A participação desses amparadores da pesquisa geralmente é subestimada em todas as produções científicas. O Colégio Invisível é também chamado de Invisível por ter grande conexão com o extrafísico tanto em relação às atividades quanto às consciexes. Os recursos paratecnológicos utilizados nas pesquisas em geral e especialmenta nas pesquisas conscienciológicas ainda são um tema muito obscuro. Descobertas simultâneas muito comuns na ciência são evidência a favor dessa produção integrada em laboratórios extrafísicos.

Invexologia. Os cursos intermissivos mais recentes possuem diretrizes claras de trabalho em grupo. A era dos medalhões na ciência já passou e cada vez mais as grandes pesquisas são frutos de sinergia e entrosamento de pesquisadores. Os praticantes da técnica da inversão existencial são mais abertos e predispostos à proposta dos Colégios Invisíveis. Muitos inversores sempre pensaram que a realização pessoal passa pela participação de projetos interdisciplinares, através de equipes com físicos, filósofos, médicos, astrônomos, químicos, psicólogos, matemáticos, informatas entre outros. Os Inversores lúcidos sabem que apesar da sua polivalência inata e aptidão para qualquer área do conhecimento humano, precisarão de uma especialidade. O que deve ser evitado é a confusão entre o desejo de minipolimatia pessoal com a desejo de participar de um grupo interdisciplinar, megapolimatia grupal ou parapolimatia. A interdisciplinaridade dos pesquisadores interligados pelos Colégios Invisíveis é o caminho mais viável para a pansofia e enciclopedismo da era consciencial. Todo Colégio Invisível é um Colégio Parapolimático (Parapolymathic College).Esquema: Segue um esquema que resume as principais variáveis dos Colégios Invisíveis. Existem o Holopensene gerado em torno da Especialidade por 3 tipos de pesquisadores: As consciexes pesquisadoras; Os Pesquisadores das Instituições Conscienciocêntricas e os Pesquisadores Independentes. O fundamental é perceber o dinamismo e força de renovação da pesquisa Conscienciológica dos Colégios Invisíveis decorrentes desses intercâmbios. A comunicação nos Colégios Invisíveis vai além das comunicações formais em revistas científicas e congressos periódicos.

Massa crítica. O aumento de conscins e consciexes empregrando o Paradigma Consciencial nas pesquisas gera massa crítica para aprofundamentos através das especialidades da Conscienciologia. Esses aprofundamentos teáticos das especialidades da Conscienciologia repercutirão sobre mais consciências num efeito multiplicador contribuindo para a reeducação e reurbanização planetária. A proéxis de muitas consciências é fundamentar teaticamente a Conscienciologia e suas especialidades. Os Colégios Invisíveis são estratégias pragmáticas para estes propósitos.

Bibliografia Específica .

  1. PETRAS, Vivien; Mapping invisible colleges - depicting citation patterns as intellectual and social relationships; 2001; vivienp@sims.berkeley.edu.
  2. GRESHAM, John L. ; From Invisible College To Cyberspace College: Computer Conferencing And The Transformation Of Informal Scholarly Communication Networks; Interpersonal Computing and Technology: An Electronic Journal for the 21st Century October, 1994 Volume 2, Number 4, pp. 37-52.
  3. Winkin, Yves; A Nova Comunicação: Da Teoria ao Trabalho de Campo; 1998; Papirus.

  4. VIEIRA, Waldo; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1058p.;700 caps.; 300 testes; 8 índices; 2 tabs.; 600 enu.;ono.;5116refs.;geo.;glos. 280 termos; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 1ª edição; Rio de Janeiro, RJ; Instituto Internacional de Projeciologia; 1994.

  5. VIEIRA, Waldo; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1248p; 27 cm; enc.; 4ª edição; Rio de Janeiro, RJ; Instituto Internacional de Projeciologia; 1999;