Módulos de Atividades

Os seguintes módulos de recursos e atividades podem ser usados em qualquer tipo de curso da plataforma.

Atividades de Banco de Dados

O módulo de Banco de Dados permite ao professor e/ou aos alunos criar, mostrar e buscar um banco de dados sobre qualquer tópico. O formato e a estrutura dos itens sçao quase ilimitados, incluindo imagens, arquivos, URLs, números e texto. Você pode estar familiarizado com uma tecnologia parecida na construção de bancos de dados com Microsoft Access ou Filemaker.

Chat

O módulo Chat permite a realização de uma discussão textual via web em modalidade síncrona. Essa é uma maneira veloz de obter diversos pontos de vista sobre um assunto. Ao contrário dos fóruns, todos podem publicar textos ao mesmo tempo. Este módulo contém opções de revisão e configuração das discussões.

Escolhas

Este módulo é muito simples: configura uma única pergunta com diversas opções de resposta. Serve para fazer pesquisas rápidas de opinião, para estimular a reflexão sobre um tópico, para escolher entre sugestões dadas para a solução de um problema ou para obter a permissão de utilizar dados pessoais dos alunos em pesquisas do professor. Pode servir também para reservar vagas em grupos ou assuntos diferenciados de discussão.

Fóruns

Esta atividade de discussão é importantíssima. Os Fóruns tem diversos tipos de estrutura e podem incluir a avaliação recíproca de cada mensagem. As mensagens são visualizadas em diversos formatos e podem incluir anexos. Os participantes do fórum tem a opção de receber cópias das novas mensagens via email (assinatura) e os professores, de enviar mensagens ao fórum com cópias via email a todos os participantes.

Glossário

Esta atividade permite que os participantes criem e atualizem uma lista de definições como em um dicionário ou em um FAQ.

As listas podem ser visualizadas em diversos formatos.

Os professores podem exportar itens de um glossário secundário ao glossário principal do mesmo curso.

Além disso, é possível criar automaticamente links nos textos do curso que levam aos itens definidos no glossário.

Lição

Uma lição publica o conteúdo em um modo interessante e flexível. Ela consiste em um certo número de páginas. Cada página, normalmente, termina com uma questão e uma série de possíveis respostas. Dependendo da resposta escolhida pelo aluno, ou ele passa para a próxima página ou é levado de volta para uma página anterior. A navegação através da lição pode ser direta ou complexa, dependendo em grande parte da estrutura do material que está sendo apresentado.

Avaliações do Curso

Este módulo contém alguns tipos de questionários de avaliação de cursos, específicos para ambientes de aprendizagem virtuais. Este tipo de atividade favorece a reflexão sobre os processos de aprendizagem durante o curso.

Questionários

Este módulo consiste em um instrumento de composição de questões e de configuração de questionários. As questões são arquivadas por categorias em uma base de dados e podem ser reutilizadas em outros questionários e em outros cursos. A configuração dos questionários compreende, entre outros, a definição do período de disponibilidade, a apresentação de feedback automático, diversos sistemas de avaliação, a possibilidade de diversas tentativas. Alguns tipos de questões: múltipla escolha, verdadeiro ou falso, resposta breve, etc

Recursos

Os recursos são todos os tipos de conteúdos que serão utilizados no curso. Podem ser documentos arquivados no servidor, páginas criadas com o uso do editor de textos ou arquivos de outros sites visualizados no ambiente do curso.

Rótulos

Um rótulo é um texto ou uma imagem inserido no corpo da página principal, entre as atividades e materiais. Normalmente é utilizado para criar subtítulos na página do curso.

SCORM/AICC packages

Um pacote SCORM ou AICC é um conjunto de conteúdos web agregados em conformidade com o padrão SCORM ou AICC para objetos de aprendizagem. Estes pacotes podem incluir páginas web, gráficos, programas Javascript, apresentações em Flash e qualquer outro formato compatível com navegadores web. O módulo permite carregar facilmente qualquer pacote SCORM ou AICC padrão e incluí-lo no seu curso.

Tarefas

Uma tarefa consiste na descrição ou enunciado de uma atividade a ser desenvolvida pelo participante, que pode ser enviada em formato digital ao servidor do curso utilizando a plataforma. Alguns exemplos: redações, projetos, relatórios, imagens, etc. Este módulo inclui a possibilidade de descrever tarefas a serem realizadas offline - na sala de aula por exemplo - e de publicar o resultado da avaliação.

Wikis

O wiki permite a composição colaborativa de documentos com o uso do navegador web. Para isto é adotado um formato simples de linguagem de marcação.

"Wiki wiki" significa "super veloz" em lingua havaiana, e a velocidade de criação e atualização das páginas é uma das características que define a tecnologia wiki. Normalmente não há revisão anterior à publicação ou aceitação de mudanças e a maioria dos wikis é aberta a todo mundo ou às pessoas que tem acesso ao mesmo wiki.

O módulo Wiki permite que os participantes trabalhem juntos, adicionando novas páginas web ou completando e alterando o conteúdo das páginas publicadas. As versões anteriores não são canceladas e podem ser restauradas.

Este módulo é baseado no software Erfurt Wiki.

Índice de todos os textos de ajuda
Mostrar esta ajuda no idioma: English